Total de visualizações de página

sábado, 22 de março de 2008

Moda Oriental


A moda oriental já conquistou seu espaço no Brasil. São bolsas, blusas, vestidos e saias com inspiração no Japão e na China. As peças orientais são sóbrias nos cortes e reluzentes nas cores. Decotes matadores e pernas de fora só na versão ocidental das peças que são típicas do outro lado do mundo.
Podemos visualizar todos os dias belos modelos orientais, usados pela atriz Betty Faria que interpreta Bárbara na novela Global Duas Caras.
Estampas, tecidos acetinados e drapeados se tornaram marcas do estilo da personagem. As roupas são delicadas e os tecidos contribuem no adjetivo. Seda, cetim e viscose são os mais utilizados.

terça-feira, 18 de março de 2008

História do Jeans



A moda é realmente o espelho da vida. O surgimento do jeans, por exemplo, é fruto da necessidade de diversificar os negócios.No auge da corrida do ouro e conquista do oeste americano, por volta de 1850, muitos comerciantes aproveitavam para vender os produtos usados na mineração e exploração, como ferramentas, mantimentos, roupas e lonas.A lona era o produto mais lucrativo e logo todos passaram a comercializá-la.Foi aí que Levi Strauss, um mercadante com um grande estoque de lonas,sem conseguir vendê-las procurou outra aplicação para o produto.


Ele observou que devido a grande exigência física no trabalho das minas, os mineradores tinham que substituir freqüentemente as roupas utilizadas, e isso lhes custava caro.No início foi tudo uma experiência. Levi Strauss confeccionou duas ou três peças reforçadas com a lona que possuía, deu-as aos mineradores e o sucesso foi imediato. Altamente resistente, as peças não estragaram com facilidade. Estava criado o jeanswear, o estilo reforçado de confecção, o qual foi originalmente destinado a roupas de trabalho.

Entretanto, o jeans só passou a ser utilizado no dia-a-dia, já no século XX.Com o surgimento no cinema, encabeçado por James Dean e Marlon Brando, a roupa começou a associar-se ao conceito de juventude rebelde, conquistando este público.Cawboys do asfalto com suas Harley-Davidsons aterrorizavam a Califórnia. Elvis Presley em 1957 já usava seu jeans, e desde então rock e jeans são inseparáveis.Novas modelos como Marilyn Monroe e Jayne Mansfield também usavam jeans apertado para mostrar como uma trabalhadora tradicional poderia ser sexy.

O jeans só chegou a conquistar o restante da população após a proliferação social do seu conceito como roupa despojada e do cotidiano, sem perder seu charme e elegância. Consagravam-se os gigantes do Jeans, como Levi's, Lee e Mustang.

Percebe-se também a introdução e continuidade do jeans nos ambientes de trabalho mais formais, em escritórios, grandes empresas e instituições financeiras, principalmente após a instituição da sexta-feira como o "Casual Day" e muitas vezes a abolição total da obrigatoriedade do uso de terno e gravata.