Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Vinhos


Para apreciar bem um vinho, é bom conhecer fatores que influenciam na hora de degustá-lo.
Vinho é o resultado da fermentação alcoólica total ou parcial do mosto (obtido pelo esmagamento da uva fresca e madura).

Evite...
A compra indiscriminada de grande quantidade de garrafas: muitos vinhos não envelhecem bem. Após 2 ou 3 anos, entram rapidamente em declínio.
Comprar em bares, padarias e rotisseries.
A compra só de vinhos que envelhecem bem: todos eles estarão muito jovens para consumo e você não poderá degustá-los neste período.
Comprar vinhos expostos em vitrines externas ou em contato com o sol.
Concentrar as compras em um único estilo de vinho ou variedade de uva (a não ser que você tenha certeza de que eles serão apreciados no futuro): o gosto muda com o tempo e o excesso de bons vinhos pode ser um desperdício se não forem consumidos na hora certa

Saiba comprar...
Compre em locais com boa variedade e grande rotatividade: isso dá mais opções de escolha e diminui o risco da compra de vinhos precocemente envelhecidos por não estarem em condições ideais de armazenagem.
Locais indicados: supermercados das grandes cadeias, lojas de bebidas e comidas finas ou importadoras.
Tome cuidado com vinhos de safras antigas, pois poderão estar prejudicados.
Variedade: escolha alguns vinhos para consumir logo e outros para envelhecer.
Vinhos brancos secos: compre somente das safras mais recentes, pois os brancos comuns envelhecem com muita rapidez. Os jovens, além disso, ganham em frescor e aroma.
Vinhos de sobremesa: podem ser tomados logo ou para guardar. O açúcar e o álcool fornecem longevidade.
Para consumo rápido: pode-se comprar qualquer vinho, desde que perfeito e no ponto de tomar.
Para guardar: verifique procedência, uva, safra, produtor e condições de armazenagem. São elas que determinam o tempo de guarda de um vinho.
Evite comprar vinhos em meia garrafa (exceto os de sobremesa): o preço é próximo ao da garrafa comum e seu envelhecimento é mais rápido.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quer dizer entao que vc agora esta virando uma sommelier??? Bacana guria,nada como um bom vinho, aprecio os chilenos, veja esse site:

http://www.academiadovinho.com.br/

Apresenta excelentes dicas! Bj.